Ajustando o Prefecth no Win XP

 Seu windows demora uma eternidade para iniciar, você cansa só de ver aquela barrinha azul passando 35879654221 vezes na sua tela, então siga essa dica e reduza esse tempo de carregamento para no máximo 3 barinhas e meia.

Barrinha do XP

O Windows XP utiliza técnicas de prefetch para abrir programas ou iniciar a máquina mais rapidamente. O principio é que uma vez que o Windows entendeu que você vai usar um determinado programa, ele carrega parte desse programa na memória antecipadamente. Essas informações são salvas no diretório C:\WINDOWS\PREFETCH em arquivos com a extensão .pf (de prefetch, obviamente), que são na verdade partes dos programas principais.

Mas nem tudo é perfeito, uma vez que essas informações vão se acumulando com o tempo nesse diretório, a carga das centenas de pequenas partes dos programas que você alguma vez usou na vida se torna muito lenta, e o efeito se inverte, causando um atraso considerável no tempo de boot do Windows XP. Faltou um pouco de inteligência no processo de limpeza dessa pasta, ou na atribuição de prioridades para a manutenção do arquivo nessa pasta. Surgiram, então, diversos utilitários que prometem “controlar” melhor essa pasta, basta procurar no google por “control prefetch”.

Existe a possibilidade de desativar essa função definitivamente ou apenas alterar a forma como ela atua, simplesmente alterando algumas opções no registro do windows. Vamos ver com mais detalhes:

A chave fica em:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session
Manager\Memory Management\PrefetchParameters

Nesse local você encontra várias informações, uma delas é:

EnablePrefetcher (DWORD) = 0x00000003

A dica seria alterar essa chave para 0x00000001

Abaixo explicaremos detalhadamente o EnablePrefetcher, e seus respectivos valores:

EnablePrefetcher (DWORD)
0x00000001= application launch prefetching
0x00000002= boot prefetching

Parameters are ANDed, so if all were enabled, the setting would be 0x00000003.

(*) essa informação se encontra no paper Memory Management Enhancements da Microsoft.

Portanto, a alteração do EnablePrefetcher de 3 para 1 (em decimal) apenas altera o modo de operação do prefetch para atuar apenas nas aplicações e não mais no boot. O valor 2 indica que apenas o boot será pré buscado, e o 3 aciona os dois modos simultaneamente, que é o padrão do Windows XP.

Após tudo isso fiz o teste e comprovei que a simples alteração de 3 para 1 reduziu em 50% o tempo de carregamento do windows.
Para terminar, a a dica é que o valor 0 na chave EnablePrefetcher desabilita por completo o prefetch no Windows XP.

~ por Cissô em 22 outubro 2007.

11 Respostas to “Ajustando o Prefecth no Win XP”

  1. Olá Cícero,

    Há tempos leio, pesquiso e analiso as várias dicas de atualização do XP, desde o tempo do velho e bom MS-DOS, PC-DOS.

    Procurando texto e matéria para comentar com alguém, a respeito da Prefetch, lembrei da eliminação dos arquivos de desinstalação das atualizações do Windows XP, os que iniciam com $NtServicePackUninstall, mas estou mantendo a pasta de nome $hf_mig$, na verdade lotadinha de arquivos KB…

    A dúvida acadêmica está nessa pasta. Deletar ou não deletar, me parece que embora ela mantenha MB e MB de arquivos KB, a exclusão deles, costuma atrapalhar o XP.

    Tens algo a comentar a esse respeito?

    Desculpe encher seu saco com perguntas que eu mesmo devia ter a resposta, pelos anos de estrada, mas ando um tanto quanto ao largo do horizonte M$_WinXP, embora nos últimos meses tenha me rendido a ele.

    Um Feliz Natal, um Ano Novo de prosperidade, saúde e sucesso, e meus agradecimentos.

    Abraço,

    Jorge

  2. Caro Cícero, seria interessante citar a fonte original dessa dica, fórum PCs.

  3. Caro amigo anônimo, não há problema algum em citar a fonte tenho feito isso em todos os outros posts, no entanto, não sei porque não o fiz nesse, mas para falar a verdade não me recordo de ter retirado-a do forumPCS, se me mostrares o link coloco a fonte com o maior prazer.

  4. posso limpar a pasta prefetch no VISTA, no meu caso essa pasta tem uma subpasta de nome “ReadyBoot”, e tem 5 tipos de ficheiros (data base file, ficheiro TRX, ficheiros PF, outro ficheiro de nome- definições de configuraçao e por ultimo ficheiro BIN)?????
    julgo que não á problema de apagar isto tudo?? ou á??

  5. No meu caso encontrei esse parametro duplicado, assim: EnablePrefetcher (DWORD) = 0×00000003(3) e EnablePrefetcher (DWORD) = 0×00000001 (1). Em MaxNumActiveTr… REG DWORD 0x00000008 (8) duplicado. Posso deletar os duplicados ou mantelos?

  6. Não delete-os, apenas altere-os para 1.

  7. A melhor explicação que encontrei na Net sobre a pasta Prefetch !

    Parabéns !

  8. essa dica funciona mesmo, testei no meu PC, e ele fica bem rapido

  9. -.-‘ tem outras maneiras de excluir os arquivos dessa pasta
    unsando o comando C:\WINDOWS\Prefetch\*.* a/q vc escreve isso no blococ de notas e salva com final .bat ou .exe pra fica tipo como instalado e toda vez q vc tenta abri ele automaticamente ele exclui os arquivos!!!

    depois disso é so coloca na agenta de tarefas pra fazer isso toda vez q vc desligar o xp

  10. Olá amigo, dá pra usar essa dica no windows 7? e os valores de EnableSuperfetch? Quais as diferenças entre o Perfecher e Superfetch?

  11. Não delete a pasta readyboost no prefetch, deixe está pasta e apague o resto, essa pasta é que reinicia o sistema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: