O Google e a garota do vestido azul

Conta a lenda que um velho professor universitário, todos os dias, ao se dirigir para a sala de aula, avistava no batente uma moça. Essa moça, embora linda fisicamente, vivia sempre maltrapilha, cabelos desgrenhados, suja e fedorenta.

De tanto ver aquela moça tão mal cuidada, o velho professor decidiu um dia dar-lhe um lindo vestido azul. A garota vestiu o presente e o azul do vestido realçou ainda mais sua beleza. Ela foi, então, feliz para casa.

Ao chegar, seus pais repararam como o vestido azul deixava a filha bonita. Decidiram, então, que com tão bonita roupa ela não podia continuar suja e fedorenta como estava. Deram-lhe um banho e cortaram-lhe os cabelos. A moça ficou ainda mais bela.

“Nossa filha está tão bonita”, disse o pai, “que não merece viver em uma casa tão mal cuidada como essa”. Ele decidiu então pintar as paredes, ajeitar as telhas, capinar o jardim, desempenar o portão. A casa então ficou também bonita.

Os vizinhos viram a casa nova e decidiram eles também que queriam ter uma casa bem cuidada. Começaram então a pintar as fachadas e reformar os imóveis. A rua então ficou com uma série de casas bem tratadas, a mais bonita rua do bairro.

O prefeito da cidade soube da fama da rua e decidiu que um lugar com casas tão bonitas não podia ter chão de barro. Prontamente mandou pavimentar a rua e corrigir o saneamento básico do bairro inteiro.

O vestido azul do Google

Essa história nos faz refletir um pouco sobre os efeitos que a política inovadora do Google de tratar os funcionários pode estar afetando positivamente diversas outras empresas.

O novo paradigma de contratar os melhores recursos humanos possíveis atraindo-os com benefícios nunca antes oferecidos está tornando os funcionários – especialmente de tecnologia da informação – cada vez mais exigentes.

Vai ficando para trás o tempo em que o patrão esbravejante dominava e impunha sua autoridade através da ameaça. Atualmente, com a liberdade de informação provida pela internet, os funcionários podem pesquisar bons lugares pra trabalhar e, principalmente, sabendo o que há no Google passam a exigir mais de seus empregadores.

Isso sem contar o incentivo para estar constantemente inovando, simplificando interfaces, inventando produtos etc. Para fechar, segue um vídeo com uma matéria feita pela Mundo S/A e disponibilizada no YouTube.

~ por Cissô em 29 outubro 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: